Um dos sonhos que nutrem nosso coração é aquele chamado apartamento na praia: endereço para aproveitar as temporadas de verão ou dar aquela escapada da correria durante finais de semana ou feriados prolongados. A felicidade da aquisição do imóvel vem acompanhada pela dúvida: como montar e como decorar? “Independentemente da área disponível, o projeto de arquitetura de interiores precisa transmitir as sensações que buscamos quando saímos do nosso lar principal para estar pertinho da praia. Relaxamento, leveza, descontração e frescor devem fazer parte das escolhas”, explica Bianca Atalla, sócia de Fernanda Mendonça no escritório Oliva Arquitetura.
Experientes, a dupla de arquitetas acabou de finalizar a reforma de um imóvel de 55 m² localizado em de Santos, litoral Sul de São Paulo. A obra renovou a história do apartamento, que já fazia parte da vida do proprietário desde os tempos em que saiu da capital paulista para cursar sua graduação na cidade praiana. Com mudanças significativas na planta, Bianca e Fernanda promoveram a integração da área social entre sala de estar, jantar e cozinha. Junto a isso, imprimiram um clima de jovialidade com o uso de tons mais expressivos, como a calma do azul e o quente atribuído ao laranja.
Em plantas menores, como esse apto de 55m² projetado pelas profissionais da Oliva Arquitetura, vale a premissa de que ‘todo centímetro faz a diferença’. Assim, eliminar paredes e integrar ambientes oferece muitas vantagens. Nessa planta, a cozinha alçou status de área social e a circulação tornou-se muito mais gostosa e confortável. “Sem dúvidas, nossa decisão de demolir as paredes originais resultou em um imóvel muito mais agradável”, revela Fernanda.
Nessas otimizações, surgiu também a ideia do banco de concreto que percorre todo perímetro da parede onde está presente. Além de decorar e atuar como assentos extras para moradores e visitantes no estar, ele complementa as posições da mesa de jantar, propiciando também mais fluidez na circulação do imóvel. “Junto com esse respiro, a solução é multiuso, já que serve de apoio como rack para a TV, que tem os equipamentos dentro do nicho que encaixamos em sua parte inferior. Sem contar que dá super certo essa triangulação com quem está sentado na poltrona e no sofá”, detalha Bianca.
Divulgação