O mercado de luxo tem se mostrado resiliente e dinâmico ao longo das últimas décadas, adaptando-se a novas realidades e desafios. O ano de 2024 foi particularmente significativo, marcado por transformações que refletiram tanto as mudanças no comportamento, quanto questionamentos dos consumidores.
Em 2024, o mercado de luxo global vinha de uma recuperação após os impactos da pandemia de COVID-19, mas sofreu com a desaceleração do consumo de luxo no mercado chinês, causado pela crise imobiliária e um crescimento mais fraco da economia do país. No começo do ano, falou-se muito sobre o “quiet luxury”, o mercado secundário de itens de luxo, a questão dos “dupes”, autenticação de produtos, da subida expressiva de preço de itens de luxo como as bolsas da Chanel e o questionamento da “qualidade x preço” de alguns produtos também foram palco de discussões interessantes na internet. A questão da sustentabilidade, da importância das lojas físicas, eventos exclusivos e experiências de luxo personalizadas também fazem parte dessa lista.
Em 2025, as experiências de luxo devem se tornar ainda mais inovadoras e imersivas. Realidade Virtual (RV) e experiências holográficas podem oferecer aos consumidores maneiras novas e emocionantes de interagir com as marcas. Eventos presenciais podem incorporar tecnologia para criar experiências multissensoriais que encantem e engajem os participantes de formas inéditas.
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