O luxo também nos lavabos

Ele é, talvez, o menor ambiente de uma casa, mas nem por isso deve ser esquecido pela importância que tem e pelo papel que cumpre, ainda mais em tempos da pandemia da Covid-19, que insiste em não ir embora. Estamos falando do lavabo, um pequeno banheiro, sem espaço para o banho, que facilita o asseio das visitas e, até mesmo, dos moradores da casa. E independente de suas dimensões, ele pode ser confortável e luxuoso, como todos os outros espaços da casa.

Esse cômodo se mostra cada vez mais presente nos projetos de arquitetura e vem ganhando um destaque ainda maior desde que começou a pandemia. Com a necessidade do asseio constante das mãos, o lavabo passou a ter um papel de protagonista para garantir a higiene necessária para os visitantes da casa, assim como a de seus moradores, que, com o trabalho, muitas vezes sendo realizado em casa, recorrem ao lavabo para higienizar as mãos.

Quase sempre, esses espaços estão acoplados aos primeiros cômodos da casa, a exemplo da sala de estar. Por isso, eles têm essa função importante de auxiliar na recepção dos convidados e garantir a sua higiene. Assim como os espaços sociais da casa precisam luzir cômodos – acolhedores e espetaculares –, os lavabos podem seguir essa mesma linha de decoração, mostrando toda a grandiosidade que o restante da casa tem.

“Geralmente os lavabos são espaços menores, mas, sendo grande ou pequeno, o importante é pensar na praticidade e na comodidade que o seu convidado vai precisar na hora de usá-lo para sua higiene pessoal”, afirma Érika Steckelberg, arquiteta e sócia proprietária da CLS Arquitetas Associadas. Para a profissional, também é possível brindar luxo e beleza ao usuário do lavabo com uma decoração versátil e criativa. “Por ser um local menor que um banheiro tradicional, é possível combinar vários estilos ou focar em um, deixando claro qual a personalidade do proprietário da casa”, acrescenta Steckelberg.

Se você já definiu o estilo que quer no seu lavabo luxuoso, o importante agora é que a decoração seja feita de forma cuidadosa e elegante. “Um bom caminho é apostar em materiais de luxo como o mármore, a porcelana e a cerâmica, que se caracterizam justamente por serem materiais sofisticados e elegantes. É recomendável utilizá-los para a bancada do lavabo ou para decorar o piso e a parede”, sugere a arquiteta Graziela Costa, também sócia-proprietária da CLS Arquitetas Associadas. Ela reforça ser fundamental se ater aos detalhes do ambiente, ressaltando o que ele tem de melhor. “É possível utilizar plantas naturais, uma moldura no espelho e velas como uma mostra de que aquele espaço foi cuidadosamente pensado para reluzir ainda mais bonito e luxuoso”.

Divulgação