O feminino, as curvas e a simplicidade das joias de Nathalie Edenburg

Nathalie Edenburg é uma designer de joias, artista plástica e modelo brasileira que tem se destacado no mercado da moda. Ela inclusive já teve o seu nome estampado na lista Under 30 da revista Forbes. Nascida em Juiz de Fora, Minas Gerais, a bela seguiu os passos da sua mãe, a ex-modelo e designer Patrícia Teixeira. O feminino está na essência do seu trabalho e chama atenção na delicadeza de suas obras. As curvas estão sempre presentes e a simplicidade é o que Nathalie prioriza nas criações. Com um estilo modernista, clássico e ousado, ela lançou a marca homônima há apenas três anos e encontrou na joalheria a resposta que buscava. Através das joias, Nath Edenburg expressa a sua arte e emoção. Há quem diga que pela delicadeza e detalhes das peças, ela desenvolve verdadeiras esculturas. Vale lembrar que o seu processo de produção é totalmente artesanal.

A designer precisa sentir inicialmente o material e a partir daí executa as ideias inspiradas pelas formas da natureza e através dos corpos femininos. E por falar em inspiração, a artista aceita os erros que surgem inevitavelmente. “Muitas ideias começam de um erro e eu me permito errar”, afirma. Para Nathalie, a joalheria vai além das peças que servem para exaltar poder ou status, pois não acredita que seja isso o que a sua geração procura. “Busco preencher a lacuna entre a arte e o cotidiano. As joias devem ser funcionais o suficiente para serem usadas diariamente e não apenas em ocasiões especiais”, declara. Como modelo, ela já passou por grandes passarelas ao redor do mundo e emprestou seu rosto para marcas de peso como Christian Lacroix, Oscar De La Renta e DKNY. A série de retratos How do I Feel Today, intervenção em que a artista fez 365 pinturas diferentes em um mesmo retrato foi exposta na galeria de Luís Maluf e na SPFW. Em 2021 ela divulgou a coleção de jaquetas “Mamma’s Jacket” inspirada nos anos 80 e feitas de calças jeans recicladas e toalhas artísticas, com peças únicas e feitas à mão, uma co-criação com a Pomeriggio.

Nathalie lançou recentemente a coleção “Bead Collars”, são colares de pedras naturais, entre elas, jade verde, cristal, ônix e também de gemas orgânicas e pérolas. A artista desenvolveu também uma coleção cápsula de joias exclusiva com a Anacê que foram exibidas em formato fashion film nas plataformas digitais oficiais do SPFW em novembro de 2021. As peças foram criadas com fósseis naturais e vendidas sob encomenda. O processo de criação da artista é muito minucioso e ela se preocupa com as questões sustentáveis. Vale lembrar que no ano passado, a sua marca recebeu o selo Carbon Friendly. Isto é, agora a empresa realiza parcialmente a compensação de carbono, o que ajuda a equilibrar os impactos ambientais.

Divulgação