Novo empreendimento em Goiânia vai transformar escadas em verdadeiras academias

A pandemia da Covid-19 mudou a relação das pessoas com a prática de atividades esportivas, como corridas e caminhadas. Sem poder realizar treinos ao ar livre e na academia por um período, ou sem sentir-se seguro para isso – além de precisar lidar com os efeitos emocionais do isolamento social – parte dos esportistas teve sua rotina de exercícios alterada a partir de 2020. Uma prática que se destacou entre quem não queria ficar parado foi se exercitar na escada do prédio. Muita gente fez ou conhece alguém que tenha feito essa atividade física ao longo da quarentena. O isolamento também mostrou que muita gente decidiu iniciar algum exercício e esse interesse pela movimentação do corpo seguiu no ano passado. É o que mostra o Year in Sport, relatório anual divulgado em dezembro pelo Strava, plataforma on-line de registro de atividades físicas. O documento relata um aumento em 2021 de mais de 63% nas atividades registradas na plataforma. É quase o dobro do crescimento do ano anterior – até 1,8 bilhão de uploads nas últimos doze meses de 95 milhões de atletas, dos quais mais de 12 milhões são brasileiros.

Especialistas já apontaram que subir e descer escadas é um bom exercício para favorecer a perda de peso, tonificar as pernas e combater a celulite. Esse tipo de prática queima calorias, sendo uma boa atividade para queimar gordura e ao mesmo tempo fortalecer as coxas e o bumbum, além de exigir equilíbrio, coordenação e força com estímulos variados e sem o uso de equipamentos adicionais, apenas os degraus.

Atenta a essa tendência pós-pandemia, a GPE Inc inovou em seu primeiro lançamento em Goiânia, o 15W22, e traz a escada warm-up (aquecimento, na tradução do inglês). Nos três andares que ela será instalada os degraus e as paredes vêm com marcação para que os usuários saibam a própria evolução com mais precisão. “A ideia é que os moradores aproveitem esse espaço do edifício para benefício da saúde. A escada é ideal para o aquecimento ou até mesmo um Hiit (High intensity interval training), que são treinos intervalados, geralmente com curta duração. Esses treinos alternam os tipos de estímulos para o corpo, gerando amplitude de batimentos cardíacos e preparo físico”, explica o diretor de novos negócios da empresa, Gustavo Nunes.

Divulgação