A Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP/CIESP) divulgaram nesta quinta-feira (17/10) o resultado da pesquisa de emprego do mês de setembro de 2019. A região de Sorocaba, composta por 48 municípios, apresentou variação positiva em 0,32%, o que representou um aumento de aproximadamente 300 postos de trabalho.
Se comparados os meses de setembro dos anos de 2018 e 2019, o cenário é pior, pois em setembro de 2018 o resultado foi positivo em 0,72%. Nos últimos 12 meses, o acumulado é negativo de -2,93%, representando o fechamento de cerca de 3.000 vagas.
Os setores da indústria que influenciaram positivamente no cálculo do indicador na região foram: Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (3,34%); Produtos de Minerais Não-Metálicos (2,77%); Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (1,31%) e Máquinas e Equipamentos (1,14%).
De acordo com o 1º vice-diretor do CIESP Sorocaba e diretor adjunto do ComSaude, Mario Tanigawa, esse aumento é reflexo de investimento de novas empresas na região e do aquecimento das vendas por conta do aumento da demanda no final de ano.
“O CIESP Sorocaba, em parceria com outras entidades representativas da sociedade civil e com o governo municipal, trabalhou em dois projetos de lei que estabelecem diretrizes para incentivos fiscais para a região Central para as indústrias e prestadores de serviços da cidade. Estes projetos terão impactos positivos na geração de empregos na cidade”, explica Tanigawa.
A pesquisa é realizada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), por meio do Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos (Depecon) e das diretorias regionais.
A Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.260, no Alto da Boa Vista. Outras informações, acesse www.ciespsorocaba.com.br.