Neodent recebe certificação EU-MDR da Comunidade Europeia

A Neodent é a primeira empresa brasileira na área de implantodontia a receber a nova certificação European Medical Device Regulation (EU-MDR 745/2017), necessária para que os produtos continuem a ser comercializados nos países membros da Comunidade Europeia. A certificação impõe procedimentos mais rígidos para atestar a qualidade dos produtos, assim como exigências de conformidade em todos os processos.

A conquista da certificação contribui para que a empresa saia na frente no lançamento de novos implantes dentários, já que aquelas que não cumprirem com o novo regulamento estarão cobertas somente por certificações antigas, que perderão a validade no máximo até 2024. Após essa data, poderão ser impedidas de distribuir os produtos na Comunidade Europeia.

A regulamentação foi publicada em 2017 para implementação, inicialmente, até maio de 2020, porém, foi adiada para 2021 em função da pandemia de covid-19. “É considerado um certificado desafiador de ser obtido, contudo para a Neodent não tivemos um impacto tão significativo, uma vez que sempre nos preocupamos com um alto nível de conformidade e qualidade dos produtos. Soubemos de diversas solicitações por parte de outras empresas para que o período de implementação fosse ampliado ainda mais para frente, mas a Comunidade Europeia não foi flexível nisso”, conta a diretora de Qualidade e Assuntos Regulatórios da Neodent, Lisandra Castro.

Divulgação