Negra e mulher: a história de quem venceu o preconceito e brinda o sucesso

Meu nome é Roselaine Ferreira da Rosa, nasci no dia 02/04/1972 em Porto Alegre, filha de Amabile e Enio, irmã de Gislaine, Adriano e Emili. A área da gastronomia é origem profissional da minha família paterna, costumo dizer que sou da quarta geração de uma família de cozinheiras. Iniciei minha carreira em 2000, como garçom, depois de um curso básico migrei para a confeitaria, aonde fiquei oscilando entre as duas atividades, depois permanecendo no atendimento e em meio a tudo isso cursei direito, sem nunca conseguir me dedicar ao curso com exclusividade. Em 2013 me formei, mas, mas nunca exerci a atividade jurídica, somente nos estágios. Neste mesmo ano me envolvi com a alta gastronomia e dei os meus primeiros passos na enogastronomia.

A questão financeira, e devo confessar, o amor pelo que faço me mantém na profissão; em 2017 ingressei no Armazém dos Importados, que é parceiro da Enoteca Decanter, importadora de vinhos e espumantes. Desde então, iniciei minha trajetória como sommelire. Sou wset1 (curso inglês de formação de sommeliers), e também Tenho formação pela ABS( associação brasileira de sommeliers). Neste mundo se estuda e degusta diariamente, o conhecimento é muito vasto, talvez seja esse o grande atrativo. É um mundo sofisticado, formação cara, tenho o privilégio de trabalhar com isto e me qualificar diariamente para o melhoramento da minha profissão.

Nesta área somos poucas mulheres, mulheres negras, são raridade. Mas sempre fui de estar em espaços aonde não havia nenhum de nós. Estou aqui representando e fazendo por onde nos respeitarem cada vez mais!

Sigam no Instagram: @roselainerosa