Ministra Tereza Cristina reforça a importância de programas de certificação como garantia de qualidade dos alimentos

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, recebeu na tarde da segunda-feira, 07/02, na sede do MAPA, em Brasília (DF), a médica-veterinária, idealizadora do movimento #BEBAMAISLEITE e CEO da Integral Certificações, Flávia Fontes e a também médica veterinária e responsável pela Gestão dos Programas de Certificação VACAS A2A2, que permite no Brasil a produção e a comercialização do leite A2 e BEM-ESTAR ANIMAL, Helena Fagundes Karsburg. O objetivo da visita foi apresentar os programas de certificação e alinhá-los às demandas do MAPA.

O protocolo de certificação vacas A2A2 foi o primeiro da pecuária leiteira a ser depositado na CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) mediante um acordo de cooperação para servir de apoio às fiscalizações e ações do MAPA.

Na ocasião a ministra comentou que as certificações relacionadas à rastreabilidade são o caminho natural a ser seguido pelo mercado, tanto pela exigência dos regulamentos internacionais, quanto pela gradativa qualificação do mercado interno. Observou ainda que a descentralização dos controles de qualidade por parte do governo é uma tendência que reflete a auto regulação do setor, ao Estado o papel de auditar a cadeia produtiva, incentivando seu aperfeiçoamento.

Helena e Flávia entregaram uma cesta de produtos das marcas certificadas para a ministra Tereza Cristina e se colocaram à disposição do MAPA para apoiar ações que valorizem o produtor de leite, fortaleçam a cadeia e agreguem valor aos produtos lácteos.

Divulgação