Mesmo longe do campo, microfranquia de agronegócio é uma oportunidade para empreender

O dinheiro extra do 13º salário pode ser uma oportunidade para começar o próprio negócio, principalmente quando o assunto é investir em uma franquia. Sem a necessidade de começar algo do zero, e contar com o suporte de uma marca já reconhecida no mercado, é possível usar esse dinheiro para pagar ao menos boa parte da taxa de franquia, por exemplo. As microfranquias – redes com investimento inicial até R$ 105 mil – são um dos formatos mais buscados por empreendedores durante a pandemia, sendo que muito desses negócios baratos permitem que o investidor trabalhe sem precisar sair de casa.

O primeiro passo a analisar é o segmento e perfil para empreender, mesmo que seja necessário se adaptar às necessidades do mercado. Por exemplo, para investir em algo que envolva vendas é necessário ser uma pessoa comunicativa e efetiva, além da facilidade de lidar com o público e saber entender as necessidades individuais do cliente para encontrar a melhor solução. Isso faz toda a diferença dentro do negócio! É o caso de franquias no segmento de agronegócio que antes de oferecer o produto ao produtor é preciso compreender as deficiências sentidas por ele no campo.

Matheus Ferraz, diretor executivo da franquia Reino Rural Saúde no Campo – especializada em produtos agropecuários como suplemento nutricional animal e fertilizantes – conta que o diferencial para investir nesse setor está em conhecer o mercado e dominar o assunto, caso contrário, o desconhecido pode não compensar. “Uma das grandes vantagens de investir em franquias está no suporte dado ao franqueado ao longo da operação. Depois, vai da dedicação desse empreendedor, em estudar inclusive, os produtos e serviços que está vendendo. Isso com certeza reflete no faturamento”, diz o executivo.

Divulgação