Mastologista: o responsável por oferecer cuidados das mamas para homens e mulheres

No mês de fevereiro, é lembrado o dia do Mastologista. O profissional é o responsável pela saúde das mamas e principalmente orientar, prevenir o câncer de mama e oferecer cuidado integral ao paciente.

Mas engana-se quem acredita que os cuidados devem ser apenas com o público feminino. Os homens devem procurar auxilio profissional sim, em qualquer situação adversa, conforme explica a mastologista credenciada da Paraná Clínicas, empresa do Grupo SulAmérica, Dra. Alessandra Amatuzzi (CRM-34848/RQE-29605). “A maioria das consultas é realizada em mulheres, porém, se o homem perceber qualquer alteração em suas mamas e/ou axilas como nodulações, dor, aumento de volume, ele também deve procurar atendimento especializado. O homem não precisa fazer exames anuais de rastreamento como as mulheres, mas na presença de qualquer sinal ou sintoma novo, deve passar por consulta médica”, explicou.

A busca por um mastologista por parte do público feminino deve ser rotineiro e principalmente preventivo, conforme destacou a médica. “A mulher deve cuidar de suas mamas durante o ano inteiro. O recomendado, de maneira geral, é realizar os exames de rastreamento com mamografia uma vez ao ano a partir de 40 anos, mas, além disso, é importante frisarmos que cuidados adicionais devem ser feitos diariamente para prevenir doenças relacionadas às mamas. Entre eles, uma alimentação balanceada e adequada, prática de atividade física, controle adequado do peso, redução de estresse, não fumar, evitar consumo de bebidas alcoólicas, ter um sono reparador. Todos esses cuidados adicionais ajudam a reduzir o risco de a paciente desenvolver o câncer de mama. Para evitar dores e inflamações, importante lembrar de uma sustentação adequada dos seios e hidratação da pele local. A saúde da mama depende da saúde do corpo todo. É preciso conhecer o seu corpo para procurar ajuda a qualquer sinal que ele dê”, ressaltou a médica.

Divulgação