Janeiro Branco- Mês De Atenção Para A Saúde Mental

O mês de janeiro foi escolhido como o mês de campanha para uma maior atenção à saúde mental. Isso se iniciou em 2014, por profissionais da área da saúde, e o mês escolhido foi janeiro pois comumente é o mês em que as pessoas traçam metas e definem seus objetivos para o ano, levando a importante sensação de recomeço. Desse modo, a campanha foi chamada de Janeiro Branco.

Um pouco sobre o panorama atual de saúde mental dos brasileiros, pesquisas preliminares feitas pelo Ministério da Saúde no ano de 2020, apontam que a Ansiedade foi, e continua sendo, o transtorno mais prevalente na população, principalmente durante o período pandêmico. Foi constatada a elevada proporção de ansiedade (86,5%), a presença de distúrbio de estresse pós-traumático (45,5%), e de depressão em sua forma mais grave (16%). Os dados são provenientes de questionários e escalas para rastreio das condições mentais dos pesquisados. Associada à preocupação demasiada com o futuro e ao medo de não ter controle sobre situações, a ansiedade, que é um reação biológica natural do ser humano, torna-se um transtorno quando sua intensidade e frequência aumentam excessivamente.

A psiquiatra geral especialista em psiquiatria infantil e da adolescência e Transtornos do peri-parto, Dra. Priscila Dossi, diz que os tipos de ansiedade mais comuns são: agorafobia, ansiedade generalizada, fobia social, transtornos fóbicos específicos. Ela também aponta alguns sinais e sintomas que podem estar presentes no individuo com ansiedade:

*Medo
*Aumento do batimento cardíaco
*Tremores
*Tontura
*Suor em excesso
*Dificuldade para respirar
*Agitação ou sensação de nervosismo/tensão
*Cansaço fácil
*Dificuldade de concentração
*Irritabilidade
*Tensão muscular
*Alterações no sono

Divulgação