Inversor de frequência: automatização, segurança e flexibilidade em processos industriais

Uma economia de até 50% no consumo de energia na indústria, otimização de máquinas e maior proteção. Isso é possível através de produtos como os Inversores de frequência e os Soft Starters.

Os inversores de frequência estão presentes não apenas em máquinas simples, mas também em maquinário pesado, como na mineração, sendo primordiais em qualquer equipamento que gere demanda do controle de energia elétrica.

“Os inversores de frequência são importantes para as máquinas, pois reduzem o pico da corrente de partida evitando desgaste mecânico do motor e aumentando a vida útil deles. E em aplicações como bombas, ventiladores e exaustores, é possível ter uma economia de energia de até 50% (de acordo com o perfil de consumo)”, diz Gustavo Batista, promotor técnico da Reymaster Materiais Elétricos, distribuidora com sede em Curitiba (PR) e unidade em Joinville (SC), e que atende todo o Brasil.

Além dos inversores de frequência, outro equipamento muito utilizado nas indústrias são as Soft Starters, que suavizam a partida e a parada do motor, sendo principalmente utilizadas em centrífugas, ventiladores, bombas, compressores, transportadores, trituradores, misturadores, elevadores de carga, moinhos e prensas.

Divulgação