Inspirados em startups, colégio e faculdade da Grande SP modernizam instalações

Quando a pandemia começou, de uma hora para outra, todos os processos dentro do ecossistema de ensino formado pela Faculdade Fecaf e pelo Colégio Ser, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, precisaram ser digitalizados. Reuniões remotas, links e nuvens, marcas das startups nativas digitais, já eram utilizadas e entraram de vez na rotina. Agora, de volta ao espaço físico, essa inovação aparece no mobiliário das instituições. O item que mais chamou atenção de funcionários e alunos, de todas as idades, são os tobogãs que atendem tanto a faculdade quanto o colégio. “O Colégio Ser acredita na brincadeira e na diversão como parte fundamental no dia-a-dia dos nossos alunos e colaboradores”, conta Marcel Gama, diretor de operações do grupo educacional. Estudos de neurocientistas já mostraram que há uma relação entre o desempenho no trabalho e demais atividades e os aspectos do ambiente em que elas são realizadas, como a quantidade de luz natural no local. Por isso, e sem se limitar a questões tradicionais, empresas de diversos países têm montado espaços não apenas confortáveis, mas também divertidos.

“Nosso objetivo é inovar e trazer o conceito despojado das startups para perto dos nossos alunos. Assim, toda comunidade escolar poderá ter um momento de descompressão dentro da rotina”, detalha. O lema “Trabalhe muito e brinque muito e seja feliz!” — tradução livre do inglês “Work hard & Play hard & Be happy! ” — é o que está direcionando a gestão durante esta retomada ao presencial.

Além do tobogã, os alunos das duas instituições também contam com mesa de pebolim e tênis de mesa para se distrair entre as aulas. Exclusivamente para o público adulto dos alunos da Fecaf, há também um saco de boxe, mesas de sinuca e cadeiras individuais de descompressão. Todos os equipamentos estão instalados e já podem ser utilizados.

Divulgação