A indústria da moda seguia em crescimento exponencial e caminhava a passos largos. Mas com a chegada da pandemia, tudo mudou. E fato é que o atual momento está obrigando uma mudança real nos hábitos de consumo.
Todavia, se por um lado há uma preocupação com a mudança de comportamento do consumidor e um profundo desaceleramento do setor, por outro, este pode ser um momento positivo para o surgimento de uma outra classe de compradores: o consumidor consciente.
É possível observar que a comunidade de consumidores conscientes está crescendo. Esses consumidores agora estão respondendo negativamente às campanhas de marketing superficiais, e procurando informações factuais para decidir em quais empresas confiarão. São esses consumidores mais atentos que podem facilitar a transição para hábitos de consumo alternativos.
Ainda é difícil prever como a inovação prosperará. E como uma economia global em crescimento e questões socioambientais funcionarão juntas. Mas de fato, houve um aumento na economia de reaproveitamento e reciclagem em vários setores, mas esse aumento ainda está longe de se tornar a norma.
Parece que as pessoas estão se conscientizando do fato de que, para mudar os sistemas insustentáveis que parecem maiores que nós, precisamos da disciplina e do apoio de todos para resolver esse problema global.
A Redação