Implantada entre as árvores, Casa dos Cajueiros, projeto Terra Capobianco e Galeria Arquitetos, foca em integração com a natureza

A Casa dos Cajueiros, projeto dos escritórios Terra Capobianco e Galeria Arquitetos, não se revela de imediato aos banhistas da Praia Vermelha do Sul, em Ubatuba, litoral paulista, onde está localizada. Sua implantação é discreta, com a frente do lote — de 33 metros de largura e 80 metros de profundidade – ocupada por troncos tortuosos e ramos irregulares, que resguardam a casa entre luz e sombra das copas dos cajueiros. O projeto tirou partido do intervalo entre as copas das árvores e manteve as espécies pré-existentes no terreno.

A residência está implantada em quatro cotas de níveis. A mais baixa e próxima ao mar concentra a área social, de lazer e serviço. A ocupação da casa é térrea e estruturada a partir de um eixo claro de circulação, que conecta as áreas social e íntima. Na mesma cota, um volume foi implantado próximo ao acesso à praia, abrigando a sauna e o depósito de pranchas.

As seis suítes estão distribuídas ao longo de um corredor de 33 metros de comprimento, e foram implantadas de maneira a permitir um intervalo entre elas e a criação de varandas que acessam pátios privativos. Empenas de concreto pigmentado em tom rosado definem os módulos dos dormitórios, executados em estrutura mista de vigas de madeira laminada colada e placas de painel wall. O limite entre dentro e fora se dá pela pele de veneziana em ripas verticais, que proporciona permeabilidade visual sem interferir na privacidade das suítes.

Divulgação