A noite de 08 de agosto foi marcada por emoção e reconhecimento do trabalho de centenas de pessoas que fizeram a diferença em um momento crítico para o Rio Grande do Sul. As enchentes, ocorridas em maio deste ano, foram a maior tragédia climática já registrada no estado. A celebração na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) destacou a bravura e a dedicação dos médicos e profissionais de saúde que, desde maio de 2024, uniram-se à instituição para apoiar a comunidade gaúcha.
Desde o início das operações, a sede da entidade, em Porto Alegre, funcionou como um centro de recebimento e distribuição de donativos, concentrando-se posteriormente exclusivamente em medicamentos e insumos de saúde. O presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., ressaltou o importante trabalho conduzido e a força da corrente de solidariedade que se formou.
“No dia 1º de maio, começamos a perceber a gravidade da situação que se aproximava. Imediatamente, entramos em contato com as autoridades de saúde colocando a AMRIGS à disposição. No dia seguinte, mobilizamos toda a equipe e abrimos nossas portas para receber doações. A estrutura foi rapidamente transformada, além de disponibilizarmos uma plataforma de telemedicina, que contou com a participação de mais de 6 mil médicos voluntários, de todo o Brasil. Realizamos aproximadamente sete mil consultas, uma iniciativa que teve um impacto fantástico”, afirmou.
Divulgação