Com a pandemia e o isolamento social sem previsão de acabar, a saúde mental das pessoas não tem dado conta de tantos problemas decorrentes disto. O influenciador Gu Paz, após receber comentários negativos a respeito de sua postura em relação a um tema sério como este, decidiu realizar, no último dia 11 de abril, uma live em seu Instagram com a psicóloga Alessandra Ludwig a fim de abordar temas importantes sobre saúde mental, depressão, ansiedade e solidão sob a ótica de uma pessoa especializada no assunto.
“Recebo muitas mensagens de fãs que usam meu direct até mesmo como um diário, pois elas desabafam comigo e eu me sinto na obrigação de ajudar, justamente por ter um enorme carinho por essas pessoas. Porém, eu não sou um especialista, e fui duramente criticado por não me posicionar e não dar ‘conselhos’, então o melhor a se fazer é conversar com alguém capacitado para vocês sentirem que não estão sozinhos”, declara Gu Paz.
Com a participação da psicóloga Alessandra Ludwig, diversos assuntos foram abordados no com o objetivo de esclarecer e demonstrar afeto, mesmo que de forma digital, ao público majoritariamente jovem que acompanha a carreira do influenciador. Questões como ansiedade, solidão, falta de motivação e depressão estiveram em pauta e o público pôde entender que até mesmo os seus ídolos também são humanos e passam por problemas semelhantes.
“No começo eu senti muito essa coisa de solidão. Eu ficava sozinho em casa, longe dos meus amigos, tive muita dificuldade para começar a puxar assunto com as pessoas, de socializar. Eu pensei, também, que esse momento seria um período de férias, mas a vida não parou. Então o jeito foi se readaptar a essa rotina normal e continuar vivendo”, destaca o influenciador.
“Cada pessoa vai encarar o momento de uma forma. Algumas conseguirão se manter bem durante esse período, mas outras podem ficar bastante afetadas. A atenção a esses sintomas, para si e para o outro, já é um bom motivo para simplesmente ter uma conversa, e perguntar ‘como foi o seu dia? Como você está?’, isso já ajuda bastante, em um primeiro momento.”, explica a psicóloga Alessandra Ludwig.
Divulgação