As startups nasceram com o propósito de resolverem dores de consumidores dos mais diversos mercados. Quando falamos em sair para comer e em experiências gastronômicas, nos deparamos com as seguintes questões: “será que vai ter fila? Tem opções vegetarianas? Será que é caro?”. Foi com o objetivo de resolver esses gaps que nasceu a ChefsClub, maior clube de gastronomia do país. Com mais de 3 mil opções de restaurantes e 70 mil assinantes, a foodtech abre uma rodada de captação com o objetivo de levantar R$ 5 milhões via financiamento coletivo na plataforma de investimentos SMU.
Com presença em mais de 25 cidades, a startup atua com o objetivo de oferecer a melhor experiência para clientes fãs de boa comida. No aplicativo, é possível conhecer novos estabelecimentos por indicação do próprio serviço ou pesquisar por meio de filtros tais como tipo de culinária, preço médio e localização; reservar mesa a distância para evitar filas de espera; e acessar descontos e benefícios exclusivos. As assinaturas custam em média R$ 120 mensais.
Para reforçar seu posicionamento como o Airbnb da gastronomia, o ChefsClub, que já participou do programa de aceleração Scale-up Endeavor – voltado para as startups com maior crescimento no Brasil – se prepara para expandir ainda mais seus negócios. Por meio da plataforma de crowdfunding da SMU, investidores podem fazer um aporte em troca de 14.29% de participação da empresa. As aplicações estão disponíveis para o público geral com aporte mínimo de R$ 5 mil.
Segundo Fabrizio Serra, CEO do ChefsClub, a captação será alocada em tecnologia e experiência do usuário. Entre os novos avanços projetados para a plataforma estão o recolhimento de dados dos estabelecimentos, apresentação de listas e curadoria com base em premiações e celebridades da gastronomia, dentre outros lançamentos.
“Atualmente, 69% dos nossos clientes recorrem às indicações da plataforma para conhecer novos restaurantes, um resultado incrível de reconhecimento da nossa seleção minuciosa de restaurantes. A partir de um posicionamento conciso e excelentes opções gastronômicas, nos tornamos o maior clube de benefícios no setor. Conquistamos até aqui a confiança dos estabelecimentos e o reconhecimento de qualidade dos nossos assinantes. Atuamos em um mercado que emprega 6 milhões de pessoas no Brasil e temos responsabilidade com o que fazemos. A partir desta rodada de captação acredito que agregaremos ainda mais serviços de excelência para a nossa comunidade, que não para de crescer”, pontua Fabrizio.
Ultrapassando players como The Fork e Duo Gourmet, o ChefsClub atua diferentemente de outras ferramentas para gestão de fila, reserva ou cardápio digital, pois conecta clientes, em uma estratégia similar ao Open Table e Booking, e não cobra o restaurante por estas funcionalidades, uma vez que monetiza na assinatura do consumidor, desde 2021, no momento da transação e na assinatura.