Em uma pesquisa da Maplink, 73% das pessoas variam a sua forma de compra entre os canais existentes e o termo FIGITAL tem tudo a ver com o cliente omnichannel.
Explicando os conceitos de:
Omnichannel que é uma estratégia de marketing onde você está presente em diferentes canais de comunicação.
Figital por sua vez, é a junção do FÍSICO + DIGITAL, com o objetivo de trazer resultados mais consistentes fazendo com que seus processos on e offline sejam interligados.
Esses dois pontos, facilmente poderiam ser resumidos em:
Um ponto de integração entre a marca e o cliente, atendendo-o quando e onde ele precisa.
Agora, COMO POSSO ADAPTAR O FIGITAL NO MEU NEGÓCIO?
Com o apoio da tecnologia, a automação ganhou muito mais força e vemos que essa junção fez com que as abordagens principalmente de marketing tornaram as vendas mais bem-sucedidas.
Otimize a experiência com sua comunicação em todos os canais, melhorando o atendimento para se tornar ainda mais eficiente ao consumidor. Alguns exemplos:
- CRIAÇÃO DE CONTEÚDO
Não adote apenas soluções para atrair o cliente, você precisa mantê-lo envolvido do início ao fim sempre que ele tomar uma decisão. - CHAT DE ATENDIMENTO (CHATBOT)
Parece batido, mas o atendimento virtual é um recurso indispensável. De acordo com a Juniper Research a estimativa é que até 2023, as interações com os “robôs” gerem até U$112 bihões. - COMPRA NO SITE E RETIRADA NA LOJA
O exemplo mais palpável de todos é a operação híbrida, onde o consumidor não paga pelo frete e a empresa tem a oportunidade de fazer outras vendas.
Existem 3 soluções indispensáveis para que a integração seja feita com êxito, de acordo com a RD:
Business Intelligence (BI)
As empresas mais competitivas do mercado tomam decisões baseadas, principalmente, em dados. Por isso, é muito importante aproveitar o potencial do Big Data a favor dos negócios. Quem usa BI para definir estratégias voltadas ao consumidor sai na frente em diversos momentos do mercado profissional.
Enterprise Resource Planning (ERP)
Um ERP é um sistema que permite uma empresa integrar diversos setores e processos em uma única plataforma. Por isso, quem deseja ser figital, precisa deste tipo de recurso que, geralmente, é contratado como Software as a Service (SaaS).
CRM
O relacionamento com o cliente é uma das principais ações para o sucesso de uma empresa. Por isso, é preciso encontrar uma boa plataforma de Customer Relationship Management (CRM). Esta é uma solução super válida para oferecer melhores experiências. Isso porque o CRM pode apoiar ao realizar ofertas e promoções, incentivando os leads a converterem.
O mundo dos negócios está em transição o tempo todo, em busca de maiores conexões com os consumidores e é responsabilidade do empreendedor entender essas diferentes linguagens que melhoram a experiência dos seus clientes.