Estudio Guto Requena apresenta Banco Tramas

Após um longo período de confinamento em que foi essencial que estivéssemos isolados de interações sociais, estamos, aos poucos e com segurança, retomando a vida urbana. O distanciamento e a ausência do encontro fizeram com que fosse repensada a relação do ser humano e a cidade. Agora, mais do que nunca, as pessoas desejam estar juntas e compartilhando novas experiências. Pensado para melhorar a experiência de viver na cidade, o mobiliário urbano pode ser uma das peças-chaves na retomada aos grandes centros, já que o mesmo atua como um catalisador social. Além da funcionalidade, pode oferecer um novo jeito de se relacionar com o contexto e as pessoas ao redor.

As inovações digitais mudaram a maneira de perceber e ocupar a cidade e hoje temos aplicativos que nos permitem interagir com desconhecidos, localizar pontos de interesse, alugar bicicletas, acessar internet – tudo disponível em uma rede virtual já muito agregada à malha urbana.

Levando em consideração isso, o Estudio Guto Requena apresenta o Banco Tramas, um mobiliário urbano interativo que atua como uma interface de expansão dos nossos corpos no espaço. Módulos em madeira são associados para criar diferentes formas adaptáveis a contextos diversos. Acoplada ao conjunto da peça, uma unidade especial integra um sensor de batimentos cardíacos, um microfone e um micro alto falante que possibilitam a conexão com outros usuários que estejam utilizando outros módulos.

Divulgação