Especialista mostra como o óleo de coco ajuda na manutenção dos fios além de torná-los mais resistentes e favorecer o controle estrutural do cabelo

Além de ser usado em muitas receitas tradicionalmente brasileiras, o óleo de coco também tem protagonismo nos cuidados capilares. Graças aos seus múltiplos usos, o produto é muito discutido na indústria cosmética e na mídia, acumulando diversos fãs ao mesmo tempo em que desperta a desconfiança de algumas pessoas acerca de seu funcionamento no organismo. Entretanto, especialistas que utilizam o produto em seu dia a dia, defendem o uso do óleo para diferentes finalidades, e comprovam seus benefícios com pesquisas e estudos relacionados ao tema, que comprovam a importância do óleo de coco na manutenção da saúde, beleza e firmeza dos fios.

Jackeline de Souza Alecrim, farmacêutica com pós-graduação em Cosmetologia avançada e Produtos naturais, defende o uso do produto na restauração capilar e na manutenção da beleza dos fios. “Quando avaliamos a qualidade e as características dos lipídeos que estão naturalmente presentes no óleo de coco extravirgem prensado a frio, percebemos que existe alta bioafinidade de alguns destes compostos com a fibra capilar, podendo contribuir e muito com a saúde dos cabelos”, afirma a especialista.

Em 2017, junto com duas especialistas na área hospitalar, Jackeline publicou um artigo no Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research (BJSCR) no qual detalha os resultados de um estudo sobre os benefícios do óleo de coco na reversão de danos capilares. “Com esta pesquisa, pude perceber como este cosmético natural atua nos fios e proporciona uma ação completa no cabelo”, explica a especialista.

Divulgação