Especialista – Estagflação – Como os investidores podem superar este cenário, minimizando os impactos financeiros

A alta inflação juntamente com a baixa atividade podem colocar o Brasil em um cenário de Estagflação, crescimento baixo do PIB com preços em elevação na maioria das economias. Para comentar os impactos das ações do Banco Central na economia brasileira e bolsa de valores, indicamos os porta-vozes da holdig WIT – Wealth, Investments & Trust, empresa especializada que atua na gestão de patrimônio.

A previsão de estagflação partiu, dias atrás, do Fundo Monetário Internacional (FMI). Pelos cálculos do órgão, toda a economia global será afetada pelo conflito que se coloca no Leste Europeu. A estimativa é que o impacto derrube entre 5% e 15% da previsão inicial de crescimento do PIB feita pelo órgão. Dependerá da duração do conflito. Para completar o cenário de estagflação, os preços também precisam subir, e na região esse movimento acontece antes mesmo do conflito europeu. Em 2021 os valores das commodities alimentícias saltaram 23,1%, em média, o ritmo mais rápido em mais de uma década, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. A leitura de fevereiro foi a mais alta desde 1961. E tudo isso se agrava porque sanções contra a Rússia travam os embarques e a produção de dois dos maiores produtores agrícolas do mundo. Juntos, Rússia e Estados Unidos somam 30% das exportações mundiais de trigo e 18% do milho. Além da questão alimentar, outro combustível para a escalada de preços é o segmento energético. Grande parte da energia que alimenta a indústria europeia sai da Rússia.

Diante de todo esse cenário de dificuldades, com previsões de baixo crescimento econômico e alta de preços (elevação da inflação), como os investidores podem superar esse cenário, minimizando os impactos financeiros?

Divulgação