Escola lança curso que ensina a programar e jogar Xadrez após sucesso da série “O Gambito da Rainha”

Com surgimento no século VI, na Índia, o Xadrez é um dos jogos mais antigos e populares do mundo e, embora as competições oficiais tenham se iniciado no século XIX, o enxadrismo só foi reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional em 2001. No Brasil, o jogo chegou no ano de 1.500 trazido pelos portugueses.

Seu grande auge, foi nos anos 90, depois do primeiro embate entre o grande mestre enxadrista Garry Kasparov e “Deep Blue” – o supercomputador da IBM. O Xadrez volta então a estar em evidência e ganhar os holofotes agora em 2021, com o sucesso da série “O Gambito da Rainha”, no qual a personagem Beth Harmon se torna a menina prodígio do jogo.

Toda estratégia e tática demandadas em um jogo de Xadrez faz com que a prática seja indicada não só para o entretenimento, mas também para o desenvolvimento cognitivo, lógico e criativo de pessoas de todas as idades. O jogo funciona, inclusive, como um excelente suporte pedagógico visto que se relaciona com diversas disciplinas. Em vista disso, a SuperGeeks, primeira escola de programação e robótica para crianças e adolescentes do país, lança um curso que ensina crianças e adolescentes a programarem e jogarem um jogo de Xadrez em um tabuleiro virtual.

“Uma vez que aprendem a jogar Xadrez, os alunos terão a possibilidade de desenvolver diversas habilidades como concentração, atenção, memória, planejamento e tomada de decisões, somadas à oportunidade do aprendizado da codificação do jogo”, explica Marco Giroto, fundador da SuperGeeks.

Divulgação