Empresa lança produtos naturais com tecnologia que preserva nutrientes

Ingerir a quantidade diária de frutas, legumes e verduras recomendada por médicos e nutricionistas é desafiador. Por esse motivo, fazer a suplementação alimentar é uma boa alternativa para manter a saúde em dia. Pensando nisso, a Purely, acaba de lançar a linha Go, com três opções para o preparado de bebidas em pó. Segundo um estudo feito pela Unicef, cerca de 61% das famílias aumentaram o consumo de fast food e refrigerantes durante a pandemia, além de diminuir o consumo de alimentos saudáveis. Entretanto, a opção por alimentos gordurosos, ultra processados e repletos de açúcar, pode causar danos sérios à saúde.

Na busca por opções mais saudáveis, os empresários Tiago Mascarenhas e Bruno Fraga, se uniram para criar produtos inovadores. “Nós tínhamos o hábito de fazer sucos detox, mas notamos que o processo é trabalhoso, faz muita sujeira e é preciso consumir na hora. Assim nasceu a ideia de desenvolvermos algo totalmente novo”, lembra Mascarenhas. Embora sejam brasileiros, Fraga mora na Coréia do Sul e Mascarenhas na Irlanda. A tecnologia do produto foi desenvolvida na Europa e a fabricação é no Brasil. “A maioria dos produtos em pó disponíveis hoje no mercado brasileiro são incapazes de preservar as fibras dos alimentos. Então, decidimos desenvolver um novo processo, capaz de originar produtos realmente naturais”, defende Fraga.

Quem comandou o desenvolvimento dos produtos foi a nutricionista Carina Einsfeld. “Nossa ideia era lançar uma opção de pó prático e saudável, produzido com ingredientes naturais e sabor autêntico. Esse é o nosso principal diferencial”, enaltece. Com o aprimoramento da tecnologia Spray Dryer, que é um processo de secagem, o resultado foi um produto com alto teor de fibra e com grande potencial de preservação das propriedades naturais de cada alimento. “Conseguimos obter um produto realmente diferenciado, mais nutritivo e saboroso”, aponta Mascarenhas.

A tecnologia de secagem, também conhecida como atomização ou até como microencapsulamento, permite a utilização da polidextrose (fibra alimentar) para encapsular os nutrientes de cada ingrediente, reduzindo perdas de até 3% dos nutrientes mais sensíveis ao calor. Como é um produto em pó, tem alta durabilidade, sem entrar em processos de oxidação, como acontece rapidamente com alimentos frescos. Além disso, os produtos preservam compostos voláteis, como a vitamina C, que oxida em poucas horas quando encontrada em uma fruta, por exemplo. Outro diferencial é que não há adição de açúcares e conservantes, preservando a naturalidade dos alimentos.

Divulgação