Em tempos de inclusão, a diversidade dentro das empresas é relevante e necessária

Com a modernização global e a internet dando voz a pessoas de diversas etnias, nacionalidades e orientações sexuais diferentes, a inclusão e a diversidade se tornaram uma pauta relevante, sendo discutida e abordada por empresas e pela indústria de modo geral. Para Branca Barão, especialista em comportamento humano e master trainer em programação neurolinguística, disseminar o conceito de diversidade entre os colaboradores é de grande importância para que as empresas estejam alinhadas com as expectativas dos dias de hoje. “Quando comunicamos e damos ênfase sobre a importância de um assunto, as pessoas começam a acender suas lanternas nessa direção, trazendo esse assunto à tona e dando a ele sua devida importância. Só há evolução quando, individualmente, existe uma mudança na maneira de pensar, sentir e agir. A conscientização sempre é o primeiro passo em busca da diversidade e inclusão”, pontua.

A palestrante afirma que incentivar a diversidade no ambiente de trabalho deve ser um dos propósitos das empresas. “São as diferenças que nos tornam únicos e fazem com que possamos aprender e ensinar aquilo que temos de diferente. O propósito de uma empresa precisa alcançar as pessoas para se tornar, efetivamente, real. Quando abraçamos a diversidade como realidade, nosso propósito se expande naturalmente, alcançando um número maior de indivíduos durante a jornada de um empreendimento”, relata. Algumas empresas dão atenção à ideia da diversidade, mas pecam ao não considerar uma forma mais ampla na composição da equipe. “Se uma equipe conta com muitos homens, por exemplo, pode-se fazer um planejamento para que, na próxima onda de contratações, a prioridade seja de mulheres que possam compor e diversificar esse time de colaboradores. Em uma perfumaria, onde o olfato é a principal ferramenta de trabalho, existe a possibilidade de contratar um trabalhador com alguma deficiência visual, inserindo essas pessoas no mercado de trabalho enquanto traz diversidade para a empresa”, revela Branca Barão.

Divulgação