Domino’s, Papa John’s e Yum! Brands: como estão os desempenho das gigantes pizzarias

Se você tem o hábito de pedir pizza no final de semana já deve ter percebido que, assim como outros alimentos, o preço da iguaria aumentou. Rodrigo Lima, analista de investimentos e editor de conteúdo da Stake, plataforma que conecta pessoas de diferentes países a oportunidades de investimentos, explica que esse aumento no valor final do produto não necessariamente implica em um lucro maior para as pizzarias. “Muito pelo contrário: ao menos é o que vemos no caso da Domino’s, uma das maiores pizzarias do planeta. No primeiro trimestre de 2022 a companhia viu seu lucro líquido cair -22%, pressionado por problemas logísticos, inflação de insumos e aumento do custo de financiamento da sua dívida. Com isso, suas ações, que foram um dos melhores investimentos nas últimas décadas, caem -26,5% no ano”, afirma.

Lima ainda ressalta que a Domino’s não está sozinha. “A rede de pizzarias Papa John’s também acumula perdas de -34,6% em 2022, aguardando a concretização de rumores sobre uma possível aquisição que seria capaz de melhorar a receita da companhia. Dentre as empresas do setor, quem teve a melhor performance foi a Yum! Brands, que cai -13,1% no ano. O segredo para uma performance superior está na sua maior margem de lucro bruta (cerca de 41% contra cerca de 30% das outras companhias) e também na diversificação de seu portfólio: além da Pizza Hut, a companhia é dona também das redes de fast-food Taco Bell e KFC, o que reduz a importância da receita da pizzaria para a empresa”, finaliza.

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