Distribuição em centros urbanos faz crescer procura por caminhões da linha leve

De olho na necessidade de transporte com versatilidade e economia nas cidades, fabricantes apostam nesse segmento dedicando avançada tecnologia para os caminhões da chamada linha leve. As novidades nesse setor estarão presentes na 22ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transporte e Logística que acontece de 13 a 16 de junho na FIERGS, em Porto Alegre (RS). No acumulado de 2021, segundo dados da Fenabrave Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores, a venda de caminhões pesados representa 50,88% do mercado total. Logo depois vêm os semipesados, com 26,33%. Em terceiro lugar estão os leves, com 9,50% e, em quarto, os médios, com 8,77%. Por fim, os semileves fecham a lista com 4,52% dos emplacamentos. Para o gerente de vendas de veículos comerciais da Ford Brasil, Flávio Costa, a perspectiva para o setor é positiva.

“Além da retomada no segmento de transporte de passageiros, houve uma alta expressiva no comércio eletrônico em função da pandemia e da mudança dos hábitos de compra dos consumidores, e isso tem impactado positivamente alguns setores da economia, principalmente na área logística que tem relação direta com o negócio de veículos comerciais. Os principais desafios estão no fornecimento global de componentes, que impactam diretamente a disponibilidade de veículos, e na pressão dos custos de logística e produção”, disse.

Na 22ª edição da TranspoSul, a Ford estará presente com a linha de veículos comerciais, demonstrando o investimento realizado neste segmento. No estande da empresa, os visitantes poderão conhecer a Transit, veículo de produção regional com qualidade global e a mais vendida na Europa e nos Estados Unidos, tanto na versão minibus para transporte de passageiros, quanto na recém lançada versão furgão.

Divulgação