Dia do Churrasco (24/04): Dicas do Netão Bom Beef para aprimorar o preparo de carnes

Não é novidade que, para os brasileiros, o churrasco é mais do que uma simples refeição. Com o passar do tempo, novas maneiras e variedade de preparos foram surgindo, fazendo com que o churrasco fosse reconhecido como um grande momento de confraternização. São mudanças que representam a pluralidade da tradição, que segue conquistando admiradores independentemente do que é assado sobre o fogo. O açougueiro e churrasqueiro Netão Bom Beef, membro da Sociedade do Churrasco Tramontina, compartilhou seus truques e utensílios favoritos para o preparo de carnes. As perguntas mais populares sobre o assunto

Confira as dicas em vídeo.

  1. Como conservar a carne bovina?
    Existem várias formas de conservar a carne: no refrigerador ou no congelador. No refrigerador residencial, o recomendado é armazenar a carne por no máximo 3 dias, pois a temperatura acaba oscilando muito. Se não for consumida nesse período, leve para o congelador, onde a carne geralmente fica em ótimo estado por aproximadamente 1 ano.
  2. Como grelhar cortes com cobertura de gordura?
    Em algum momento, quando a carne estiver na brasa, apoie-a na grelha pela parte da gordura. Uma boa dica durante esse processo é tampar a churrasqueira, para evitar que subam labaredas pela churrasqueira com o derretimento.
  3. Como manter a suculência da carne?
    Um bom truque é deixar a carne descansar quando ela sai da brasa. Não precisa se preocupar com o resfriamento: ao tirá-la da churrasqueira, a carne ainda sobe de um a dois graus com o cozimento residual. A temperatura externa acaba se igualando à interna e, após um ou dois minutos, fica ainda mais suculenta.

Divulgação