No dia 10 de abril comemora-se o Dia da Engenharia. A data foi escolhida em reverência a um tenente do Exército Brasileiro, mas levanta a discussão nos dias de hoje sobre a presença feminina no mercado da construção civil. Atualmente, no Brasil, há pouco mais de 174 mil mulheres registradas no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), 18% do total. Já na Exto, incorporadora e construtora, o cenário é diferente e traz uma celebração dupla para a data: da última turma de estagiários engenheiros civis, mais de 50% das vagas foram preenchidas por candidatas.
Outro destaque da construtora é em seu corpo diretivo, em que 30% das posições são ocupadas por mulheres. No setor, até 2019, quando foi feito o último levantamento pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a participação de mulheres era inferior a 10%.
“Ainda temos um longo caminho a percorrer como sociedade e como empresa. Queremos incentivar e aumentar a participação feminina na construção civil, propiciando condições para que a profissional cresça e se desenvolva com equilíbrio e qualidade de vida.”, firma Flávia Matos, diretora de marketing da empresa.
Divulgação