Deficiência nutricional das pastagens exige suplementação na dieta dos bovinos

Na pecuária de corte, garantir que o animal tenha oportunidade de consumir os nutrientes necessários para o suprimento das exigências nutricionais, que incluem proteínas, energia, vitaminas e minerais, é de suma importância para o desempenho positivo da atividade. Dados e pesquisas indicam que aas pastagens brasileiras não apresentam níveis excelentes de fertilidade, fazendo com que os animais, que são alimentados exclusivamente com elas, tenham déficit nutricional, sendo os minerais os nutrientes limitantes na época das águas e o nitrogênio na época seca do ano.

“Cada nutriente desempenha funções específicas no organismo dos bovinos e, tendo conhecimento da deficiência deles na forragem, é ideal que os pecuaristas busquem a suplementação destes minerais como ferramenta para potencializar a dieta do rebanho”, afirma a Responsável Técnica da Minerthal, Letícia de Souza Santos.

Segundo Letícia, os principais componentes minerais da alimentação bovina são: cálcio, enxofre, fósforo, magnésio, potássio e sódio, sendo eles essenciais para o bom desenvolvimento do organismo dos animais e também nos resultados de ganho de peso.

Importância dos componentes minerais na nutrição do rebanho
O cálcio é responsável por auxiliar os processos de condução nervosa, contração muscular e coagulação do sangue. Ele tem um requerimento mais elevado para vacas leiteiras, uma vez que este nutriente está presente em grande quantidade no leite. “A quantidade requerida por vacas em lactação é o dobro daquela necessária para animais adultos não lactantes. Para gestantes, o requerimento é maior nas últimas semanas da gestação, quando ocorre maior calcificação dos ossos do feto”, pontua Letícia. Animais jovens apresentam maiores exigências de cálcio, devido à formação dos ossos. Porém, é preciso ter atenção ao excesso de fornecimento deste mineral, já que a proporção de cálcio absorvida diminui com o aumento de cálcio dietético acima das exigências minerais.

Divulgação