O Dia da Mortadela é celebrado nacionalmente no dia 24 de outubro e a Perdigão, marca de mortadela preferida do Brasil¹, preparou uma análise que mostra as ocasiões de consumo e curiosidades relacionadas ao produto. A amostra teve como objetivo entender as escolhas de produtos e receitas e foi elaborada por meio do cruzamento de dados de diversas fontes de pesquisa: Radar Stilingue, Google Trends, Twitter, Answer The Public e a coleta de imagens do Unsplash. As menções são referentes ao período de Janeiro de 2022 a Setembro de 2023. A partir desses dados, a marca reuniu as maiores curiosidades sobre Mortadela:
- Nas redes sociais, os comentários sobre o lanche estiveram dentro do contexto de pessoas consumindo ou demonstrando vontade de comer o sanduíche;
- Melhor amigo de qualquer pão: A maioria das receitas considera o uso de pães não doces como, por exemplo: pão francês, baguete, pão de forma, pão de banha, croissant etc. Entre todas estas opções, as mais frequentes nos vídeos do Youtube e TikTok foram pão francês e baguete.
- É para toda hora! A combinação de pão com mortadela está presente em todas as refeições, desde o café da manhã, almoço, lanche da tarde até jantar;
- Paixão nacional: As pesquisas por “sanduíche de mortadela” apresentam popularidade nacional, com algumas regiões em maior destaque como Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.
- Sempre bem acompanhado: Em relação às bebidas como acompanhamento, o destaque ficou com cerveja, Coca-Cola e Guaraná;
- Uma receita para cada um: itens como manteiga, maionese, queijo ou ovo foram mencionados no momento de preparo;
- Aliado dos músculos: Declarações de consumo de pão com mortadela estiveram associados à pós treino;
- Sobre os assuntos relacionados, foi observado o interesse no preparo do lanche, além de curiosidade sobre o Mercadão de São Paulo e sobre a quantidade de calorias presentes em uma fatia do produto.
História da Mortadela
O embutido, surgiu há mais de dois mil anos, no Império Romano. La Mortadella, como chamam os italianos e criadores, é um embutido feito com carne suína, bovina e cubos de gordura.
Divulgação