Cresce procura por banheiras para parto domiciliar

A preocupação com a segurança e a proteção para evitar a contaminação pelo novo coronavírus tem feito gestantes optaram pelo parto domiciliar. O crescimento já é sentido pelas doulas e parteiras, mas também por alguns segmentos de mercado que oferecem, por exemplo, banheiras, uma vez que o nascimento na água é um dos sonhos de quem escolheu um parto humanizado e natural. A Riolax, empresa especialista em banheiras, spas e ofurôs, observou uma alta procura por estes produtos nos últimos anos, principalmente de 2020 para cá. “O número de famílias procurando por banheiras para instalar em suas residências visando o parto natural humanizado praticamente dobrou”, explica o CEO da Riolax, Rodrigo Borges. Segundo ele, o fato de o Brasil ser o país com o maior número de mortes maternas causadas pela covid-19 tem mudado os planos das gestantes.

A tendência percebida pela empresa já foi comprovada pela Universidade de São Paulo. Em agosto do ano passado, o Jornal da USP divulgou que o parto domiciliar fez aumentar em 200% a busca por doulas e parteiras no território fluminense e em 100% no paulistano, segundo o grupo ComMadre, de apoio à gestação. Segundo Rodrigo, para além da pandemia, a busca pelo parto domiciliar e, consequentemente, pelas banheiras e profissionais que acompanhem o parto continuará. “Cada vez mais as mulheres escolhem dar à luz de forma intensa, intimista e sem pressa. Por trás desse movimento está uma busca de uma experiência mais acolhedora, na sua banheira, no seu espaço, no conforto do lar”.

E uma das opções é o parto na água. “Ele é muito vantajoso para a futura mamãe, pois a água morna causa aumento da irrigação sanguínea, diminuição da pressão arterial, além de relaxamento muscular, o que alivia as dores das contrações, facilitando o parto”. O CEO lembra ainda que esse tipo de parto é muito natural para o bebê, pois ele chega ao mundo envolvido pela água que está aquecida, ambiente muito similar ao útero.

“Outra vantagem é que o pai ou acompanhante pode ficar dentro da banheira apoiando a futura mamãe”. Além disso, são poucos os hospitais que possuem banheiras para a realização desse parto. Geralmente, ele acontece em casa ou em casas de parto, com a presença de doulas e equipes médicas especializadas que realizam esse procedimento em domicílio. “Muitos casais, antes mesmo de engravidarem, já planejam suas casas pensando na banheira também com essa finalidade, já que são poucos hospitais que oferecem”.

Segundo Rodrigo, os casais acabam escolhendo pela compra, pois será um uso não só para o nascimento, mas um produto posterior de união, diversão e relaxamento para toda a família.

Divulgação