Conheça os benefícios da ureia: um dos hidratantes mais eficientes que existem

Inicialmente, os cremes com ureia na composição foram amplamente divulgados para a rotina de cuidados de peles com tendência a ressecamento e sensibilização. Mas devido a seus benefícios, a substância vem ganhando cada vez mais espaço e sendo adicionada a vários cosméticos, e os cremes e loções com ureia adicionada se popularizaram entre as pessoas que querem ter assegurada na rotina diária a hidratação e a proteção do manto lipídico cutâneo, itens essenciais para a manutenção da saúde e do embelezamento progressivo da pele.

Por que aderir ao creme com ureia na rotina?
A ureia é uma substância com alta capacidade de emoliência e hidratação que, dependendo da sua concentração, pode ter a finalidade queratolítica, de esfoliação ou abrasão. A Ureia faz parte do organismo e é um desses principais agentes que compõem o NMF (Fator de Hidratação Natural), o que torna esse ativo um dos principais aliados no tratamento de ressecamento. Se a Ureia já faz parte da pele, qual o sentido de aplicá-la?

Diariamente estamos expostos à baixa umidade do ar, poluição, produtos de limpeza, sabonetes e etc, que comprometem o processo de hidratação natural da pele, reduzindo a concentração dos agentes que retêm a água. Os cremes com ureia se tornaram populares justamente pela capacidade que a substância tem de reter moléculas de água, sejam aquelas presentes na fórmula ou na própria pele. Os benefícios aumentam quando as fórmulas são enriquecidas com componentes umectantes, nutritivos e protetores que formam uma barreira benéfica para que a pele possa realizar processos naturais, como a produção lipídica e a renovação celular, ou mesmo para a entrega de outros nutrientes presentes na composição do produto.

Ureia 3%
A concentração mais baixa em ureia torna esses cremes aliados de quem quer proteger o manto lipídico cutâneo no dia-a-dia, sendo um creme para a rotina de skincare corporal atuando como um preventivo ao ressecamento. A ureia 3% em cremes também é interessante para os pacientes que tem a indicação profissional da substância como coadjuvante em tratamentos de dermatites, ressecamento causado pela diabetes e sensibilidade da pele dos idosos. Vale lembrar que mesmo em baixas concentrações é cauteloso avaliar se a pele não apresenta “porta de entradas” como fissuras ou parte muito sensibilizadas para evitar agravamento ou reações.