Com o tema De presente, o agora, a CASACOR São Paulo 2024 ocupa um espaço de 9.000m² de área construída especialmente para a mostra no Conjunto Nacional. Nesta edição, quem estiver passeando pela região, pode conhecer 17 ambientes sem a necessidade da compra de ingresso, além dos bares e restaurantes que podem ser acessados mediante reserva no aplicativo da CASACOR. A 37ª edição traz uma configuração totalmente nova, que permite conhecer ainda mais de perto e desfrutar de bons momentos com vista privilegiada para a arquitetura do icônico edifício modernista, assinado pelo arquiteto David Libeskind (1928-2014). Fazem parte da visitação gratuita os seis primeiros e os sete últimos espaços da mostra. Conheça:
1 – Vista Xingu
Ao homenagear o Rio Xingu, que nasce no Centro-Oeste e corta a Amazônia, a paisagista Mônica Costa busca promover o diálogo sobre o uso consciente dos recursos naturais em seu jardim de 265 m², que induz à desconexão do entorno urbano. Veio daí a vontade de ocupá-lo com plantas e madeira carbonizada, empregada nas divisórias e nas jardineiras. Em alusão ao comércio legal, a disposição das ripas na lateral insinua um código de barras. O deck de cumaru e o banco esculpido de um tronco caído exemplificam maneiras sustentáveis de usar a matéria
2 – Ambiente Solos
Localizado na entrada da mostra, o ambiente da arquiteta Daniela Funari representa a integração entre o litoral e o interior do Brasil. O tom de areia das praias colore o trecho mais claro e faz contraste com o bordô da terra, que escurece conforme se afasta do oceano. Em 115 m², bilheteria, chapelaria e um lounge de contemplação exibem uma seleção de mobiliário nacional produzido com madeiras e pedras nobres, como as telas de Annike Limborço. Outro destaque do ambiente é o tapete “Coragem”, de autoria de Rapha Preto, que reutiliza fibras de carpetes antigos e redes de pesca recolhidas do mar.
3 – Lounge Bar Happines Alpha Realty
Com 85 m², o lounge projetado pela arquiteta Carla Felippi, oferece uma experiência sensorial, que se alterna entre a calma e a excitação. A iluminação desempenha um papel de peso e um grande painel de tela tensionada replica o efeito da luz natural, enquanto outros muitos cenários luminosos — incluindo um trecho estroboscópico — completam o efeito criado no ambiente. Os espelhos dispostos nos pilares, que foram revestidos de um MDF ripado capaz de acompanhar sua curvatura, servem, na visão da arquiteta, como um convite para olhar para trás.
Divulgação