Conexão Natural de Renata Guastelli traz um manifesto ao essencial e à beleza

Ocupando uma área de 130m² o ambiente “Conexão Natural” foi projetado por Renata Guastelli como um jardim contemplativo, um refúgio para conectar os visitantes com a natureza, promovendo uma vivência imersiva no presente, alinhado ao tema da mostra “De presente, o agora”. Esta mesma conexão é proporcionada pelos revestimentos da Lepri, que revestem as jardineiras deste espaço. Por serem produzidos com elementos naturais, como a argila, de forma artesanal e com acabamento envelhecido, despertam os sentidos e resgatam o contato com a natureza (são sustentáveis). Sua composição natural remete ao acolhimento e às memórias afetivas, por isso estão em perfeita sintonia com as principais tendências do morar, como o uso de formas mais orgânicas (curvas) cujo revestimento foi possível graças ao uso de cerâmicas da lepri em pequenos formatos (5 cm x 10 cm).

O projeto de Renata Guastelli valoriza a integração com a natureza por meio da seleção de plantas que criam um ambiente tropical diversificado, acolhedor e vibrante. Cada uma foi escolhida não apenas pela sua beleza estética, mas também pela capacidade de adaptar-se ao clima local e contribuir para a biodiversidade do jardim, criando um microclima ideal. Fontes de água renovam a energia do ambiente e oferecem o movimento e o som. Esta conexão com os elementos naturais convida a relaxar e desfrutar o momento presente. “Desfocamos do materialismo para permitir o foco emocional. O conceito de essencialismo foi uma premissa básica”, expressa Renata.

O maior desafio foi criar um ambiente com seis entradas diferentes, cada uma conectando-se a um espaço distinto. A unificação se deu através do uso de cores, materiais e texturas consistentes, criando assim, uma unidade visual com os demais espaços.

Divulgação