Como evitar e cuidar da micose no verão

Com o carnaval chegando, o verão dos brasileiros promete se tornar ainda mais prazeroso. Caracterizado pelas suas altas temperaturas, dias mais longos e noites mais curtas, esse é período ideal para os brasileiros aproveitarem as praias, cachoeiras e lagos do país, mas cuidado, como tudo tem seu lado bom e ruim, com essa estação não é diferente.

Apesar de ser prazeroso, o verão pode auxiliar no surgimento de alguns tipos de micoses fazendo com que se proliferem pela pele, cabelos e unhas das pessoas. Para Flávia Villela, médica especialista em dermatologia, esse é um período em que o calor do tempo, misturado com a umidade do corpo, acaba se tornando favorável ao surgimento desse fungo.

“Por causa das altas temperaturas é necessário ficarmos atentos à alguns hábitos para evitar a contaminação e proliferação de fungos, como por exemplo, exposição prolongada em ambientes úmidos e quentes, como saunas, permanecer com roupas de banho molhadas por um longo período”, afirma a médica.

Uma das micoses mais favoráveis a esse período, é a Pitiríase Versicolor, popularmente conhecida como micose de praia ou pano branco. “Essa é uma infecção fúngica, que normalmente habita o folículo piloso. Quando cresce de forma anormal, forma-se a micose de praia. Por ser comumente adquirida nesse local, leva esse nome”.

Divulgação