Como aumentar engajamento de cliente no varejo de carnes

O mercado de carnes brasileiro vem crescendo cada vez mais. No momento, diversas boutiques de cortes nobres realizam um ótimo serviço para os consumidores que optam por produtos de alta qualidade. Ainda assim, para os varejistas é fundamental saber como tocar um comércio que oferece esses produtos.

O CEO da Complement Consultoria e Marketing, Juam Rosa, explica que mesmo em supermercados, a seção de carnes é uma das mais importantes e deve ser tratada com todo o cuidado possível, desde a contratação de funcionários até a qualidade do produto em si. “O açougue chega a ser no pequeno e médio varejista até 30% do tráfego da loja toda, mas para ser interessante para o cliente é necessário que o açougue trabalhe com produtos frescos, cortes diferenciados e atendimento qualificado, além de uma atenção extra para a higiene e limpeza do ambiente, fator importante não somente para quem vai consumir o produto, mas também para aqueles que trabalham no local”, ensina.

Para os lojistas é interessante manter um modelo de negócio que contenha diversidade e vá além da carne bovina, incluindo também cortes de suínos, aves, peixes e produtos que não são facilmente encontrados, como partes de carneiros e javali. Todos os itens devem possuir o SIF (selo do Serviço de Inspeção Federal de fiscaliza as carnes) e os responsáveis precisam dar atenção às datas de validade, armazenagem e temperatura ideal para cada produto.

O consultor também ressalta a importância de apresentar os produtos de forma a chamar a atenção e facilitar a vida dos clientes, com opções desossadas, embalagens de alto padrão e outros detalhes. “Mesmo com essas escolhas, é essencial que os profissionais atuem com o mínimo de perdas possível, assim o prejuízo para o negócio também será menor”, recomenda Juam.

No que se refere ao marketing e às maneiras de fidelizar os clientes, Juam aconselha a criar vínculos partindo de coisas simples, pois são normalmente as que ficam fixadas na mente. “Alguma data ou dia temático pode contribuir muito com as vendas. Muitos estabelecimentos contam com o dia do churrasco ou da feira, que são os mais recorrentes e memoráveis”, exemplifica.

Ainda assim, as redes sociais, ofertas em pequenas revistas, rádios e cartazes podem fazer toda a diferença e devem ser métodos explorados para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

Divulgação