ClubSaúde lança e-book Guia do Relacionamento e mostra 12 indícios de relacionamentos abusivos

O ClubSaúde, especialista em saúde, bem estar e cuidados, desenvolveu um e-book, o Guia do Relacionamento, dando dicas de como identificar se o seu relacionamento é saudável ou abusivo?. A relação saudável é uma compilação de ações que cada um deve desempenhar. Para baixar o e-book, acesse: www.clubsaude.com.br ou veja abaixo algumas dicas de como ter uma relação com mais respeito e saúde.

Saiba 12 indícios de um relacionamento abusivo:

1 – Ciúme excessivo – Com a justificava de “amar de mais” o ciúme deixa de ser normal e vira justificativa para o controle.
2 – Controle – “Porque eu te amo demais” ou “é para o seu bem” são frases comuns usadas pelo abusador para controlar a outra pessoa.
3 – Invasão de privacidade – Em um relacionamento abusivo, é comum que o abusador não respeite o espaço individual da outra parte. Roubar senhas, mexer no celular, ler e-mails e mensagens, instalar programas de rastreamento. Tudo isso é invasão de privacidade.
4 – Afastamento de outras pessoas – “fulano é má influência para você”, as desculpas são sempre as mesmas, o objetivo é sempre fazer com que você dependa apenas dele.
5 – Chantagem – A manipulação é uma ferramenta central no relacionamento abusivo. Se a parceira não aceita de forma pacífica do que é cobrada, o abusador costuma, então, usar de chantagem para conseguir o que quer.
6 – Destruição da Auto Estima – A mudança começa com “críticas construtivas”, que vão se tornando cada vez mais comuns e pesadas. Sem perceber, a vítima vai perdendo a autoestima até o ponto de achar que é alguém tão ruim que nenhuma outra pessoa vai amá-la se essa relação terminar.
7 – Invalidação de sentimentos – O medo, a dor e a tristeza de estar passando pelo abuso passam a ser enxergados como besteira pela própria vítima, fazendo
com que ela permaneça no relacionamento abusivo.
8 – Falta de diálogo – No relacionamento abusivo, a falta de diálogo é usada para levar o outro à dependência econômica.
9 – Pegar, roubar ou destruir itens do outro – Quando a relação abusiva evolui, pode chegar ao ponto de a pessoa esconder ou quebrar os pertences da outra como forma de controle.
10 – Exigir relação sexual – Quando o casal tem filhos, as coisas ficam mais complicadas. No relacionamento abusivo, a pessoa usa os filhos como ferramenta de chantagem.
11 – Ameaças – Quando a relação abusiva já está avançada, ameaças se tornam comuns. Elas podem ser dos mais diferentes tipos: tirar o dinheiro, sumir com os filhos, agressões e até ameaças de morte.
12 – Violência física – Ela também é gradual. Começa com empurrões ou apertões e vai crescendo com o passar do tempo.

Divulgação