CIESP Sorocaba passar a emitir certificado digital por videoconferência

Em tempos de pandemia, as reuniões por videoconferência passaram a fazer parte da rotina de milhares de pessoas. A necessidade de se comunicar de forma rápida e eficiente fez com que os empreendedores se adaptassem a uma nova realidade. Embora a videoconferência não seja uma novidade, ela passou a ser utilizada como principal meio de comunicação durante esse período de quarentena.

Diante deste cenário, a Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) iniciou na última segunda-feira (22/06), a emissão de certificado digital por videoconferência. O procedimento foi implantando primeiramente pela sede do CIESP, obedecendo as resoluções normativas da Autoridade Certificadora, que é a Imprensa Oficial do Governo do Estado de São Paulo.

A obtenção do certificado é uma tendência do mercado, pois otimiza o trabalho de empresas, órgãos públicos e diversos profissionais autônomos. E com o avanço tecnologia, qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, consegue renovar ou emitir um certificado digital sem a necessidade de comparecer a um posto físico de atendimento.

“Até a pandemia, o Certificado Digital só era emitido presencialmente. Consequentemente, só era possível emiti-lo com a apresentação dos documentos originais do titular na sede do CIESP Sorocaba. Hoje já existe a possibilidade de ser via videoconferência, uma vez que precisamos atender a uma demanda dos empreendedores que se encontram em isolamento social e não podem paralisar suas atividades. O mais importante neste momento é priorizar a saúde dos empresários e, ao mesmo tempo, garantir que eles consigam cumprir todas as obrigações necessárias”, explica o diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos.

Com o Certificado Digital, o empresário e a empresa não precisam estar representados presencialmente em cartórios para reconhecimento de firma, por exemplo. Além disso, os documentos podem ser assinados digitalmente, conferindo autoridade e integridade aos documentos eletrônicos. Também é possível realizar transações bancárias, enviar declarações como Imposto de Renda, SPED fiscal e contábil, emitir notas fiscais, entre outros procedimentos.

“Ao fazer o atendimento por videoconferência, o CIESP está indo ao encontro das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, ajudando os empresários a resolverem seus assuntos com comodidade e segurança, sem sair de casa”, complementa Syllos.

Divulgação