Como o nome da própria coluna fala sobre NEGÓCIOS DIGITAIS, um tema que é imprescindível falarmos é sobre CIBERSEGURANÇA.
Resumidamente:
“ Cibersegurança é a prática que protege computadores e servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes e dados contra ataques maliciosos. Também é chamada de segurança da tecnologia da informação ou segurança de informações eletrônicas. O termo é aplicável a uma variedade de contextos, desde negócios até computação móvel, e pode ser dividido em algumas categorias comuns.”
Após o início da pandemia tivemos que nos adequar há muitas realidades e a internet e todas as suas vertentes nunca foram tão acessadas como depois desse colapso mundial. E junto com isso, muitos novos golpes também, em todos os tipos de redes sociais, não apenas hackeando e-mails e contas de banco como já se era costumeiro ouvir. Todos os empresários tiveram que se adaptar ao novo quadro “tecnológico” com lojas e pagamentos on-line, pois ainda existem estabelecimentos que não usam todos os recursos para recebimento automático.
Trouxemos algumas dicas de segurança para quem tem um site para vender seus produtos e serviço:
1 – MANTENHA SUA PLATAFORMA ATUALIZADA
2 – POSSUA SENHAS FORTES
3 – UTILIZE O CERTIFICADO SSL-TLS
4 – ADICIONE CAPTCHA NOS FORMULÁRIOS DO SEU SITE
5 – CONTRATE UMA HOSPEDAGEM QUE SE PREOCUPE COM SUA SEGURANÇA
6 – TENHA UM SISTEMA DE BAKCUP
7 – UTILIZE CDN
8 – UTILIZE SITELOCK
Essas são só algumas dicas básicas, que valem uma pesquisa mais aprofundada sobre cada item e a contratação de uma empresa confiável para desenvolver seu site.
“ Depois que veio à tona o caso envolvendo o Facebook, cujos dados foram parar nas mãos de terceiros sem a devida autorização dos usuários, perguntas sobre como se proteger na internet voltaram a tomar conta do mundo tecnológico. Afinal, a privacidade em um tempo completamente conectado virou um artigo de luxo.” – CBLTECH
Agora dicas gerais e simples para todo usuário:
1 – Use senhas fortes e diferentes
2 – Use sistemas de criptografia em seus e-mails
3 – Bloqueie câmeras e microfones se eles não estiverem em uso
4 – Mantenha um antivírus atualizado e não faça downloads de fontes desconhecidas
5 – Crie o hábito de navegar anonimamente
6 – Não abra anexo de e-mail de remetente desconhecido
7 – Evite usar redes de Wi-fi não seguras em locais públicos
De modo geral devemos nos precaver com acessos em todo tipo de conteúdo na internet. Ela facilita muito a vida de todos nós e é impossível imaginar um mundo onde não exista, mas todo cuidado é pouco!