Chega ao Brasil produção de vinhos gregos da Ilha de Creta

Pouco difundido no Brasil, os vinhos gregos começaram a ser mais conhecidos pelo público brasileiro, graças ao trabalho de algumas importadoras que investiram em trazer rótulos produzidos nas terras do mitológico deus Dionísio. A importadora Monte Dictis, com sede em Florianópolis, se dedica à importação de produtos gregos, especialmente vinhos, azeites e iguarias únicas.

Fazem parte do seu portfólio vinhos produzidos nas principais regiões vinícolas da Grécia, entre elas a Ilha de Creta, no sul do país, localizada no mar mediterrâneo. A ilha possui extensa tradição produtora de vinhos, tanto que é possível visitar as diversas prensas de vinho esculpidas em pedra, espalhadas por toda região, datadas da era veneziana (século XII).

Entre os vinhos trazidos pela Monte Dicis, os destaques são os da vinícola Lyrarakis, localizada no coração de Heráclion, na área mais montanhosa da região de Peza. A família Lyrarakis produz vinhos desde 1966 com as variedades dominantes da região Vilana, Kotsifali e Mantilaria.

Vinho Branco Seco Vilana

A uva vilana é indiscutivelmente um clássico da vinicultura da Ilha de Creta. Este vinho branco seco tem coloração amarela com tons de verde jovens. Seus aromas de flores cítricas com notas de peras frescas trazem na boca um frutado, macio e com acidez brilhante. Harmoniza muito bem com saladas, peixe frito e frutos do mar servido à 11º a 12º graus. As uvas são colhidas manualmente na última semana de agosto e são desengraçadas sem ser esmagadas e depois submetidas a um contato curto com a pele. Sua fermentação dura 20 dias alcançada por leveduras neutras selecionadas em um tanque de aço inoxidável a 16°C – 18°C.

Este vinho possui selo Vegan – Europe Vegetarian Union, e foi produzido usando práticas de vinicultura sustentável autoavaliada de acordo com o projeto “Creta, Primeiros passos em direção a um destino sustentável de alimentos”, realizado pela TUI Care Foundation, Futuris e.V. e Vinhos Lyrarakis. Baseado no conhecimento do desenvolvimento sustentável local, colaborativo e responsabilidade social, respeitando a cultura e autentica tradição cretense.

Divulgação