CCBB-BH recebe estreia de “Pequena Coleção de Frases em Tempos de Fundos Pensamentos” – 17/06

Uma montagem teatral criada com o objetivo de refletir, provocar discussões e buscar respostas para os dilemas dos tempos atuais. Esta é a proposta do espetáculo “Pequena Coleção de Frases em Tempos de Fundos Pensamentos”, do Grupo Teatral Encena, que estreia no próximo dia 17, às 20h, no Teatro I do CCBB-BH, o Centro Cultural Banco do Brasil. A dramaturgia teve como ponto de partida e eixo central o texto assinado pela premiada Silvia Gomez, autora de diversos outras montagens. O processo contou também com a colaboração do diretor Wilson Oliveira e da Assistente de direção, Adélia Carvalho, que fizeram a junção e adaptação de duas versões diferentes do texto da autora. Escrito durante os primeiros meses de isolamento social, o texto trata sobre as angústias deste período. A autora começou a escrever e também a colecionar algumas frases que ia ouvindo de outras pessoas. Esse material foi sendo reunido e deu origem a um acervo, que acabou sendo transformado em texto. A primeira versão do texto chegou a participar da mostra Cenas do Confinamento/Escenas del Confinamiento – Leituras Dramáticas Virtuais, em 2020, reunindo artistas brasileiros e de países como Argentina, Colômbia, Espanha e Peru. “Sempre acompanhamos a carreira da Silvia Gomez com muita atenção. Já tínhamos assistido montagens anteriores de textos dela. E quando nos deparamos com este texto, extremamente contemporâneo, que inclusive já tinha sido publicado até fora do país, pensamos na possibilidade de levá-lo para o teatro.”, aponta o diretor e fundador do Grupo Teatral Encena, Wilson Oliveira.

A montagem acompanha a trajetória de quatro amigos que se reencontram durante um período muito crucial: a morte de uma amiga em comum. Esse luto coletivo faz com que eles se aproximem ainda mais uns dos outros. A partir de uma série de encontros regulares, que funcionam como uma espécie de catarse e de uma espécie de terapia coletiva, cada um vai tendo a oportunidade de falar, compartilhando com os demais suas angústias, medos e os sentimentos mais sinceros com relação a tudo que estão vivenciando. O texto é uma reflexão importante sobre a relação entre a vida e a morte, os tormentos e também as inseguranças da atualidade. Além disso, exalta a beleza dos encontros, das amizades e das conexões verdadeiras que estabelecemos ao longo da vida.

“São reflexões que giram em torno da metáfora do título “Pequena Coleção de Frases em Tempos de Fundos Pensamentos”, uma vez que estabelecem uma conexão com a imagem e com a necessidade do falar, remetendo também com a ideia e à metáfora da coleção. Ao falar, na progressão dos encontros, as frases borbulham cada vez mais os corpos ali presentes. Quando falamos, fervilhamos. Porque estamos vivos!”, conclui a autora Silvia Gomez.

Divulgação