Capital nacional do vestuário comemora 71 anos e exporta também tecnologia

Dados da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) revelam que o segmento de confecção, têxtil e artefatos em couro é o terceiro maior gerador de empregos no Paraná, perdendo apenas para os ramos alimentício e da construção civil.

E é em Cianorte que se concentram grandes indústrias desse setor. Em julho, a cidade celebra seu aniversário, dedicando pelo menos 40 dos seus 71 anos ao desenvolvimento dessa indústria. Especialmente neste ano de 2024, a comemoração é ainda maior, já que a cidade, conhecida como a Capital Nacional do Vestuário, se projeta também como referência no Brasil e no mundo na oferta de soluções tecnológicas para esse segmento.

Um dos potentes negócios neste sentido é o Grupo IRRAH, criado na cidade há 20 anos, que possui tecnologias reconhecidas localmente em Cianorte, no Brasil e internacionalmente, sendo exportadas para mais de 60 corporações ao redor do mundo. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior do Governo Federal, apenas 0,13% das empresas brasileiras exportam.

Divulgação