Campanha “Mulher, Não se Cale!” chega às feiras permanentes de Brasília para combater violência de gênero

A campanha “Mulher, Não se Cale!”, uma iniciativa da Secretaria da Mulher em parceria com o Instituto Inside Brasil, está sendo relançada, desta vez focando nas grandes feiras permanentes do Distrito Federal. Após passar por várias estações de metrô e terminais rodoviários, o objetivo agora é conscientizar a população sobre todo e qualquer tipo de violência praticada contra as mulheres, fornecendo informações e apoio diretamente no cotidiano das pessoas através da distribuição de panfletos, banners e suporte. A campanha começa no dia 02 de agosto e vai até 22 de setembro. Segundo o Presidente do Instituto Inside Brasil, Robielisson Medeiros, a expectativa é de alcançar mais pessoas de diferentes gêneros que passam nas feiras durante esse período.

‘‘Minha expectativa para este ano é mais alta do que a anterior. No ano passado, alcançamos uma média de 120 mil pessoas, e espero que este ano o número seja maior. Além disso, também queremos atingir homens que têm pouco conhecimento sobre o assunto ou que não se manifestam em determinadas situações. Graças a Deus, em 2024 tivemos menos denúncias comparado ao ano passado, mas o número ainda é alto e, por isso, o movimento está mais forte do que nunca’’.

Durante as ações serão usados óculos de realidade virtual para demonstrar como identificar e se defender da violência no ambiente virtual, que tem criado novas formas de violência de gênero. É o caso do “estupro virtual”, ato de ameaçar alguém para praticar, em frente a uma webcam, atos sexuais. As atuações ocorrerão nas feiras: Central de Ceilândia, Feira do Setor “O”, Feira Permanente do P Norte, Feira do Produtor de Ceilândia, Shopping Popular de Ceilândia, Feira de Sobradinho I, Feira de Sobradinho II, Feira de Confecção de Planaltina e Feira do Produtor de Planaltina às sextas-feiras, sábados e domingos, entre os dias 02/08/2024 e 22/09/2024.

Divulgação