
A BIC, líder global reconhecida por sua dedicação à escrita e criatividade, celebra com orgulho o 75º aniversário da icônica caneta BIC Cristal em 2025, com o lançamento do inovador projeto “Uma BIC, Um Livro, Dois Clássicos”. Criada pela agência VML, a campanha dá nova vida à obra literária “Romeu e Julieta” ao recriar como seria a caligrafia de William Shakespeare, se escrita com uma única BIC Cristal, famosa por sua notável durabilidade e capacidade de escrever até 3 quilômetros.
O projeto teve como elemento central um robô equipado com inteligência artificial, que replicou meticulosamente a caligrafia de Shakespeare. Durante 20 dias, o sistema recriou o texto da peça, guiado por análise de caligrafia e validação de especialistas. Um perito em caligrafia comparou 10 das 22 características definidoras do script original de Shakespeare e confirmou a autenticidade na escrita. Por meio da combinação de tecnologia e habilidade artesanal, o projeto destacou o toque humano duradouro na arte de contar histórias, mostrando a intensidade, estilo e as particularidades únicas da escrita do autor.
Divulgação