Arquitetura autoral se destaca em Goiânia

Goiânia sempre foi uma cidade que chamou a atenção por sua arquitetura. Na época de sua fundação, na década de 30, o destaque foi as construções no estilo art déco, as quais resistiram e foram reconhecidas com o tempo, pois 22 prédios e monumentos públicos são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Por sua vez, nos últimos anos, o design moderno dos edifícios é que estão se destacando no cenário urbano da capital de Goiás. Na visão do arquiteto Frederico Bretones, os prédios são importantes na composição do desenho urbano no qual estão inseridos. “A paisagem urbana é formada por edifícios que podem virar marco na cidade, podem passar a ser uma referência. Se tiverem uma arquitetura, vão contribuir para a cidade ficar mais bonita. É importante investir nos desenhos para fazer parte da paisagem com valor estético”, salienta o profissional.

O arquiteto foi o responsável pelo projeto exterior do Gyro Rooftop, da Opus Incorporadora, que ganhou o prêmio Master Imobiliário deste ano, na categoria soluções arquitetônicas. A premiação é a maior e mais importante do setor no País. “Foi uma enorme satisfação ter esse reconhecimento, reflete o entendimento que a arquitetura tem um diferencial. Esse empreendimento mesclou apartamentos compactos de um quarto com apartamentos de dois e três suítes com piscina. Agenciar todas essas tipologias em um edifício é um desafio muito grande e o prêmio reconheceu tudo isso”, afirmou.

Sobre a inspiração para seus projetos, Frederico Bretones explica que é algo acumulado com o tempo. “O profissional de arquitetura reflete a bagagem de história, estudos, uma formação multidisciplinar que vai moldando nossa maneira de pensar. A inspiração vem desde de grandes arquitetos quanto de pinturas e da natureza, a qual possui uma variedade enorme de composições”. Em relação aos materiais para as fachadas, o arquiteto ainda afirma: “Os revestimentos devem ser duráveis, apropriados aos métodos construtivos e ao clima da cidade, além de ter fácil manutenção”.

Divulgação