Aporte financeiro de incentivo social da HELM do Brasil vai beneficiar o Centro Cultural Castrolanda, no Paraná

Como forma de contribuir para manter viva a história e a cultura da imigração holandesa na colônia de Castrolanda, em Castro (PR), a HELM do Brasil realiza aporte financeiro, via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), em benefício do Centro Cultural Castrolanda. A ação social é fruto da parceria entre a empresa e a Castrolanda Cooperativa Agroindustrial.

“A parceria é uma ação em conjunto entre a HELM do Brasil e a Cooperativa Castrolanda e, além de estarmos juntos no nosso negócio, é uma oportunidade de contribuir na vida cultural da região e da comunidade local, cooperando para a realização das atividades sociais, além da preservação da história e, claro, o de fomentar a agricultura que é o que une essa realidade”, avalia o vice-presidente sênior Crop Protection da HELM do Brasil, Sebastian Lüth.

O Centro Cultural Castrolanda reúne dois prédios: o Memorial da Imigração Holandesa inaugurado em 2001 e o Museu Histórico de Castrolanda, fundado em 2016. Juntos, formam um complexo que reúne espaços de cultura e memória da comunidade. Um dos principais objetivos do centro é o de preservar e divulgar a trajetória histórica e o patrimônio cultural da imigração holandesa em Castrolanda, mantendo as suas tradições.

O Memorial da Imigração Holandesa reúne a biblioteca da comunidade, além do moinho “O Imigrante”, uma réplica do moinho “Woldzigt”, na Holanda. Com as pás de envergadura de 26 metros, é considerado um dos maiores moinhos de vento do mundo.

A sede do Museu Histórico de Castrolanda representa um “boerderij” (casa de fazenda) característico da região nordeste da Holanda, local onde a maioria dos imigrantes partiu. A construção engloba dois elementos essenciais da vida campesina, a residência e o ambiente de trabalho do camponês. Na parte posterior da construção, encontram-se espaços originalmente usados como estábulo de animais, depósito de provisões, maquinários e ferramentas.

Divulgação