Aparelho lingual, alinhador e simulador 3D são realidade da Ortodontia Digital

A busca pelo sorriso ideal sempre encontrou grandes aliados na Ortodontia, especialidade da Odontologia responsável por corrigir posição de dentes e de ossos maxilares. Mas, para os profissionais dessa área, o fator estético é apenas consequência da solução dos problemas com dentes desalinhados, pois o objetivo é sempre a qualidade de vida do paciente. Para isso, eles utilizam diversas ferramentas, técnicas e recursos tecnológicos.

“Temos o privilégio de poder contar cada vez mais com a tecnologia para nos favorecer e facilitar o nosso dia a dia”, conta Luciana Iwamoto. A cirurgiã-dentista fala do que hoje é entendido como Ortodontia Digital ou Ortodontia 4.0, um avanço que possibilitou a inclusão de ferramentas tecnológicas para proporcionar melhorias na indústria e no mercado odontológico.

Mas, o que mudou?
São muitos os recursos digitais que foram incrementados na rotina dos ortodontistas. Scanners, aparelhos de raio-X panorâmicos, tomógrafos, simuladores e impressoras 3D, aparelho fixo vestibular (famosos fios metálicos e braquetes) em versões mais inovadoras, aparelho fixo lingual (opção semelhante ao vestibular, mas que fica na parte interna dos dentes) e os já conhecidos alinhadores, que são as opções transparentes em forma de placas.

Alinhadores invisíveis
Muito se fala sobre os alinhadores dentários transparentes e, sim, eles fazem parte dessa nova onda da Ortodontia e prometem resultado eficaz. Ao contrário dos fios metálicos, as placas são praticamente imperceptíveis, mas dependem muito do comprometimento do paciente. “Os alinhadores são eficientes desde que a pessoa use. Por ser um recurso móvel é necessário total colaboração do paciente para o sucesso do tratamento”, alerta a cirurgiã-dentista.

Ortodontia cada vez mais acessível
Apesar de ser realidade para muitos profissionais e pacientes, as novas tecnologias aplicadas aos serviços de saúde bucal ainda não chegaram para todos no Brasil, principalmente nos tratamentos a longo prazo, como os ortodônticos.

Divulgação