Diversas atividades da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) foram apresentadas pelo presidente da entidade, Gerson Junqueira Jr., ao procurador-geral de Justiça do RS, Marcelo Lemos Dornelles, em reunião na tarde de terça-feira (27/07) no Ministério Público Estadual. Também participaram do encontro o presidente do Conselho de Representantes da AMRIGS e secretário da Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta; a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, da Saúde e da Proteção Social, Gisele Müller Monteiro; e o chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Luciano Brasil.
As entidades debateram a respeito da possibilidade de assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre AMRIGS e MP. A partir deste documento, a Associação Médica do Rio Grande do Sul passa a ser fonte de questões científicas envolvendo a Medicina.
A programação comemorativa dos 70 anos da AMRIGS também foi tema da reunião, como o Prêmio AMRIGS de Jornalismo, o Prêmio AMRIGS de Melhores Práticas na Medicina e o Memorial da Gratidão, homenagem da associação gaúcha aos profissionais da saúde que trabalharam no combate à COVID-19 e aos que, infelizmente, perderam suas vidas para o vírus.
O Prêmio AMRIGS de Jornalismo, que conta com o apoio a Associação Riograndense de Imprensa (ARI), tem como tema destaque “Informação Ética a Favor da Medicina”, valorizando conteúdos jornalísticos sobre Medicina veiculados em rádio, TV, online e impresso no período de 01 janeiro de 2021 a 10 de agosto 2021. Já o Prêmio AMRIGS de Melhores Práticas na Medicina é um reconhecimento aos profissionais que se destacam na área, valorizando e premiando quem mais buscou aprimorar a prática médica em todo o Brasil.
A edição especial da Revista Científica AMRIGS sobre COVID-19 também foi exibida aos presentes. A publicação contém artigos sobre os diferentes impactos da doença na sociedade.
Divulgação